• Informações Gerais
• Cuidados gerais

• Banho de chuveiro
• Cuidados com o dreno
• Cuidados com a incisão 
• Cuidados com a cicatriz 
• Quando vou me sentir bem novamente?
• Quando posso dirigir?
• Quando posso voltar ao trabalho?
• Dor e limites de consumo de medicação
• Antibióticoterapia
• Uso de contenção elástica

Informações Gerais

  1. - Informar por escrito ao medico: doenças crônicas, tratadas e em tratamento; quais medicamentos faz uso continuo; alergias; cirurgias sofridas; uso diário de cigarro e álcool; discutir com o medico intercorrências e complicações possíveis para o seu procedimento; preencher e assinar a autorização para cirurgia.


Cuidados gerais

  1. - Evitar manuseio ou coçar a incisão (cicatriz cirúrgica) com as mãos. Desinfetar as mãos com clorexidine alcoólico (mertiolate) ou álcool 70 ao manusear a incisão cirúrgica.

  2. - Evitar exposição ao sol por 6 semana.

  3. - Trazer por escrito relação de medicamentos que faz uso rotineiro.


Banho de chuveiro

- Após remoção dos curativos ou 48hs é permitido banho de chuveiro (água corrente) com sabão neutro (fisohex, ou soapex). Você pode molhar o micropore que cobre as suturas e as incisões. Entretanto deverá enxugar bem após, com uma toalha limpa e secador de cabelo no frio (se quente afaste-o) ou ventilador por 5 a 10 minutos.  

  1. - Aplicar após, mertiolate (clorexidine) nas áreas das incisões, 

  2. - É muito importante para ter boa cicatrização manter o local seco. 

  3. - Se notar alguma secreção (umidade) sob o micropore, remova-o e avise o seu medico. Aplique após os cuidados já mencionados uma camada fina de pomada de antibiótico (nebacetim pomada).  


Cuidados com o dreno

Algumas cirurgias requerem o uso de dreno para aliviar as secreções que se interpõem no espaço do descolamento. Normalmente é removido ainda na internação.

Se você teve alta hospitalar com o dreno deverá ter os seguintes cuidados:

  1. - Não molhar o curativo do dreno.

  2. - Ao esvaziar, fechar o tubo de ligação ao receptáculo que contem o liquido aspirado. Mantendo fechado, desconectar e esvaziar.

  3. - Esvaziar e anotar o volume 3 a 4 vezes ao dia. Esvaziar sempre que o volume coletado for superior a 1/3 do recipiente.


Cuidados com a incisão

A incisão pode secretar por 2 a 5 dias após a operação. Use gase seca para cobrir a cicatriz e proteger sua roupa. Use também pomada de antibiótico para proteção local, aplicando uma fina camada espalhada com cotonete.


Cuidados com a cicatriz

- Durante 3 - 5 dias após a cirurgia, é importante repouso das regiões operadas, na residência, para evitar sangramento e acumulo de secreções serosas na região operada.

- Após 7 - 12 dias iniciar drenagem linfática, ultra som  e massagem  para diminuir a fibrose cicatricial, regressão do edema localizado e a dor pós operatória. Recomendo 10 sessões espaçadas entre 2 a 3 vezes por semana.

  1. - A cicatrização estará mais intensa entre 6 a 8 semanas e começa a estabilizar após 4 meses amadurecendo entre 6 a 8 meses. Pode ainda existir trabalho da cicatrização até 24 meses de pós operatório traduzido por dor e inchação passageira.


Quando vou me sentir bem novamente?

Anestesia, dor, medicamentos para dor, antibióticos, mudança da dieta e reação física `a cirurgia colocam estresse no corpo. Isto pode afetar sua energia e seu humor. Normalmente este efeito pode durar poucos dias para os pequenos procedimentos cirúrgicos e 2 a 3 semanas nas intervenções maiores ou combinadas.


Quando posso dirigir?

Dirigir não tem somente risco de lesão física, existe também um risco maior de se envolver em acidente com terceiros, principalmente sob efeito de tranquilizantes e de dificuldade de mover-se confortavelmente. Para grandes operações o tempo de espera é normalmente de 2 a 3 semanas.


Quando posso voltar ao trabalho?

Isto depende normalmente da demanda física requerida pelo seu trabalho e do tipo de operação realizada. Se você foi submetido a anestesia geral e cirurgia de grande porte, eletiva ou cosmética, deverá ficar ausente do trabalho no mínimo por uma semana e no máximo de 3 a 6 se o seu trabalho demanda de esforço físico.


Dor e limites de consumo de medicação

- Normalmente a dor de um procedimento cirúrgico em cirurgia plástica é bem tolerada, regredindo com uso de analgésicos comuns (dipirona e tylenol) e anti inflamatórios (tenoxican).

-Quando mais intensa intercalar a cada 4 hs. dipirona e tylenol.

  1. - Se mesmo assim continuar com dor contactar seu médico para exame clinico e prescrição de medicamentos controlados


Antibióticoterapia

Cirurgia eletiva e cosmética realizada em ambiente livre de germens (centro cirúrgico) deverá somente receber de 1 a 2 doses de antibiótico no trans operatório. Normalmente não é necessário  o complemento de antibiótico no pós operatório, ficando a critério do seu médico.


Uso de contenção elástica

Deverá ser adquirida antes da cirurgia, com tamanho do seu manequim. A finalidade é reprimir a inchação por contenção elástica continua conferindo ao paciente conforto e segurança.

Seu uso será de pelo menos 2 a 4 semanas, estendida ao tempo que o paciente sentir-se confortável com ela.

 

VOLTAR AO ÍNDICE